sábado, 12 de dezembro de 2009

Tarô



O tarô é um baralho composto por 78 cartas (lâminas), às quais chamamos de arcanos (do latim arcanum, “segredo, mistério”). Não existem diversos tipos de tarô, mas decks diferentes de tarô, apesar de muitos utilizarem frases como “o tarô de Marselha” ou “o tarô de Osho” para reduzir o correto, que seria “o deck de tarô de Marselha” ou “o deck de tarô de Osho”. Trata-se apenas de uma forma mais “rápida” de citar o deck distinto. O tarô é um só: o baralho com as 78 cartas com uma simbologia bastante definida.




As 78 cartas são divididas em:

- 22 arcanos maiores
- 56 arcanos menores

Muito se especula sobre as origens do tarô, mas o fato é que os primeiros registros datam do século XIV. Alguns autores sustentam a hipótese de que o tarô tenha nascido no Egito ou tenha origem cigana, mas a verdade é que não passam de boatos muitas vezes sem qualquer argumento.

O tarô, inicialmente, não era utilizado como um instrumento de adivinhação, mas essa função surgiu ao longo dos tempos, à medida que estudos ocultistas eram feitos sobre ele.

Hoje em dia, o tarô é utilizado das mais diversas formas, desde práticas oraculares até estudos sobre arquétipos humanos. Os estudos do tarô são basicamente guiados para orientação, auto-conhecimento e aconselhamento.

Muitos perguntam se o tarô, como sistema oracular funciona, e a resposta é sim. Muitas vezes, o tarô parece ter vida, dando respostas que a princípio não conseguimos entender direito, mas que com o passar do tempo comprovamos em nossas próprias vidas.

É por essa razão que uma pessoa, ao se dispôr ao estudo do tarô, deve fazê-lo com afinco e seriedade, pois uma leitura despreparada pode levar a conclusões errôneas. Não porque “o tarô mente”, mas porque podemos não compreender o que está sendo dito – por não possuir um conhecimento completo dos arcanos.

A receita mágica para que a leitura seja boa é a soma da carta escolhida, de uma interpretação bem elaborada e fundamentada e o método mais aconselhável à questão.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um “dom” para ler o tarô. Bastam os estudos, a dedicação, um pouco de percepção (que vai sendo desenvolvida aos poucos). No entanto, estudar o tarô não é fácil, podendo levar uma vida inteira e ainda assim ser pouco para um completo aprendizado. O tarô é um jogo complexo com infinitas possibilidades.
Os 22 arcanos maiores do tarô
O Mago
A Sacerdotisa
A Imperatriz
O Imperador
O Hierofante
Os Enamorados
O Carro
A Justiça
O Eremita
A Roda da Fortuna
A Força
O Pendurado
A Morte
A Temperança
O Diabo
A Torre
A Estrela
A Lua
O Sol
O Julgamento
O Mundo

Arcano 0: O Louco.
Os 56 arcanos menores do tarô

Os arcanos menores são separados em quatro naipes: ouros, espadas, copas e paus. Esses naipes estão relacionados também aos quatro elementos e, assim, a determinados níveis da vida.ouros - terra espadas - ar
copas - água paus - fogo


Cada naipe contém 4 cartas da corte (pagem, cavaleiro, rainha e rei) e 10 cartas numeradas de Ás a 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário