domingo, 14 de março de 2010

A fé no Marrocos


Interagir com uma cultura milenar oposta a encontrada no nosso continente, viver experiências inusitadas e se surpreender com os habitantes e costumes locais é o que ocorre com quem visita o Marrocos.
O país, localizado ao noroeste do continente africano, possui cidades com características singulares, que causam nos visitantes a sensação de participar de momentos históricos distintos, que vão desde a era primitiva até o presente globalizado. A Rede Globo ajudou a divulgar o Marrocos, principalmente a cidade de Fez, devido à exibição de sua novela “O Clone”, na qual parte da trama acontecia naquela região. No entanto, nem tudo que foi retratado era verídico.
  A Medina de Fez (que pode ser considerada como um bairro muralhado dentro da cidade), muito citada na novela global, não possui características agradáveis, ainda mais quando pretende-se conhecer o curtume local. Os curtidores de couro,conhecidos pelo seu trabalho realizado artesanalmente, trabalham em um ambiente com condições de higiene precárias, onde se encontra desde partes de animais sacrificados já em decomposição até o couro em seu estágio final.O local possui um odor insuportável, que pode ser amenizado quando os visitantes cheiram a hortelã distribuída logo no início do passeio.
A mesma hortelã que suaviza os odores faz parte da composição de uma das bebidas mais características das cidades marroquinas - o chá de menta. A bebida é servida como gesto de boas vindas em hotéis e lojas, além de exercer sua funçãodigestiva,quando servida após o almoço ou jantar. A culinária marroquina é muito rica em temperos e os restaurantes das cidades encontram-se em antigos palácios que surpreendem os visitantes.  Milhares de pessoas, de diversas classes sociais, vivem dentro das medinas. De suas casas conseguimos ver apenas a porta de entrada. Uma das curiosidades é que o tamanho da porta demonstra o espaço da casa e a riqueza da família. Sendo assim, no interior de grandes portas existem palácios exuberantes, inexistentes para os turistas. Mesquita de Hassan II
As mesquitas também estão presentes em todos os cantos e suas portas de entrada têm características próprias. O povo marroquino, a grande maioria muçulmanos, segue a risca as rezas diárias.A não ser na mesquita Hassan II (uma das maiores e mais belas do mundo), localizada na cidade de Casablanca, as pessoas de outras religiões não tem acesso a nenhum dos templos sagrados dos muçulmanos. A religião é um elemento que une o povo e é uma característica presente em todas as cidades do Marrocos. Apesar do contraste encontrado entre as cidades de Fez e Marrakesh com relação a Rabat e Tanger, estas últimas cidades mais desenvolvidas e aparentemente mais inseridas no mundo atual, a religião demonstra o mesmo aspecto em todas as localidades.  Em Rabat, a capital do país, é fácil notar nas ruas um comportamento similar entre as mulheres. As vestes que cobrem o corpo e algumas vezes até o rosto das muçulmanas estão presentes também nas gerações mais novas. Apesar de mais liberais que em outras regiões, as marroquinas acreditam que usar as roupas típicas do país é um sinal de respeito pela religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário