sábado, 21 de novembro de 2009

Bruxaria Tradicional

Ao contrário da Wicca, a Bruxaria tradicional tem como o objetivo continuar praticando a Velha Arte que antecede o século XX, sendo assim não gosta de englobar em sua filosofia conceitos new age.
Ela procura seguir o modelo das famílias e irmandades.
Conheça suas bases:

Natureza: assim como na Wicca, este outro ramo também dá muito ênfase a ela, pois os povos antigos precisavam aprender a conviver e a respeita-la se quisessem estar em total harmonia com seu meio ambiente.
Deuses: os tradicionalistas, preferem apenas seguir um panteão (conjunto de Deuses), ao contrario dos modernistas que adoram Deuses de várias culturas. Recomenda-se aderir a panteões que tenham a ver com seu meio, por exemplo: pessoas que vivem na Irlanda teriam mais facilidade em assimilarem Deuses Celtas do que Deuses da cultura Greco-romana.
Lei Tríplice: ela é típica do movimento new age, logo não é usada pela Bruxaria Tradicional.
Dogma: "Você é responsável pelas suas ações".
Demônio: Não acreditam, nem o cultuam, assim como na Wicca
Reencarnação: este é um ensinamento de sentindo oriental, logo não se enquadra na filosofia tradicionalista. Eles acreditam que após a morte, o espirito participa de outros planos de existência e que retornam a terra para junto com seus ancestrais, se tornarem espíritos guardiões.
Roda do Ano: os bruxos tradicionais não seguem uma Roda do Ano, pois pensem bem, na visão dos antigos só existiam o inverno e o verão. A questão da celebração da natureza e alinhamento com seu ritmo varia muito na Bruxaria Tradicional, uma tradição agrícola por exemplo, vai seguir o fluxo do plantio e da colheita, em um lugar quente, eles irão celebrar as mudanças do sol. Isso vai variar de acordo com o meio em que os bruxos e bruxas habitam, mas não vejo problema em seguir a Roda do Ano.
Várias crenças: como é tradicional, visa conservar todos seus ensinamentos, sem agrupar novos pensamento.
Covens: na Bruxaria Tradicional também tem grupos, que são extremamente reservados para evitar a profanação de seus conhecimentos.
Solitários: possuem seguidores que aprendem tudo que sabem através de livros e afins.
Hierarquia: todos são iguais em um grupo, apesar de respeitarem muito as pessoas que detém grande experiência e conhecimento.
Rituais: a maioria deles são criados na hora da realização, mas nem todos.
Instrumentos de trabalho: muitas vezes na Bruxaria Tradicional, existem grupos ou pessoas que não usam nenhum instrumento em rituais, eles apenas usam elementos da natureza, até porque se pararmos para pensar, muitos dos nossos ancestrais não tinham meios de conseguir certos objetos, mas como hoje em dia podemos, não há problemas em termos alguns instrumentos básicos, sem exagero, é claro.

by Ricardo Draco

Nenhum comentário:

Postar um comentário