sábado, 21 de novembro de 2009

Bruxaria

 





A Bruxaria é antiga? eis a questão...., se considerarmos um agregado de conceitos, de crenças da antiga Europa, posso dizer que ela é uma das mais antigas religiões existentes, pq. a Bruxaria surgiu do animismo, surgiu do xamanismo, acrescentou cultura e costumes de povos antigos, teve um aumento sócio cultural tremendo com a vinda dos Celtas e assim com todo esse agregado de culturas, de costumes, de magia damos o nome de Bruxaria, Bruxaria Tradicional cujo o surgimento está nas famílias, clãs, tribos, aldeias.

A Bruxaria Tradicional, com todas as suas diferenças folclóricas, com todas as suas diferenças de práticas mágicas, se encontrão num fato de origem que é a magia natural, aquela magia relacionada a natureza, a cura através de ervas, dos deuses personalizados em cada rio, floresta ou montanha, em cada objeto característico da natureza, no princípio da terra onde moramos, no mar onde é um enigma vida/ morte, e do céu que esta acima dos seres humanos, e assim o homem daquela época entendia os mundos da natureza pelo simples fato de ele assim o ver, digo ver pois é isto que vemos mesmo dentro de uma nave espacial, o planeta terra, que possui muita água... aliás mais do que terra e a atmosfera azul e infinita.

E como são esses mundos? a terra dos homens, o mar onde reinava o enigma da vida e da morte, muitos acreditavam que os mortos iam para a terra dos mortos (mar) num barco, tal como na Mitologia Grega/Romana na face do atravessador Caronte que ligava o reino dos vivos ao reino de Hades (morte), outra versão pode ser citada como Avalon, ou pelo paraíso celta que ficava numa ilha chamada Hi-Brasil, é bem passível de compreensão que a água era o elemento da vida e da morte, Jesus caminhou sobre as águas, foi batizado nas águas, Osíris caminhou sobre as águas, ressuscitou das águas, e tantos outros exemplos podemos tirar da história... Sobre o céu, este é o mundo dos deuses, as pirâmides foram construções para se chegarem aos deuses, para tocar os pés dos deuses, para presentear com sacrifícios (Astecas), a própria torre de Babel, as igrejas católicas com o teto tão cheio de glamour, com desenhos de anjos mostrando ao simples povo o quanto. era a sua inferioridade perante a algo supremo, o simples fato de ajoelhar e olhar para cima em busca da divindade.

Os celtas acreditavam que os seus deuses estavam sempre ao lado, inspirando, guerreando, que eram seres com dons muito admiráveis, e muitos nasceram ou deram nomes a rios que se destinam ao mar (ao mundo Mar), outros subiam aos céus como Lugus (Celta), como Mercúrio (Grego/Romano), como Exú (Africano) e tantas outras divindades.

Os Deuses são forças naturais e as suas personalizações humanas foram criadas aos olhos dos homens, questão de empatia?? quem sabe, mas sem dúvida fatores psicológicos, seus mitos e ritos contam a história, e cada história um aprendizado, cada história uma carga de conteúdo riquíssimo em sabedoria, existiram homens que se tornaram lendas, e dessas lendas tornaram-se deuses, homens com dons muito admiráveis.

A Bruxaria Tradicional é uma das filosofias mais complexas que a simplicidade pode construir, e nada e ninguém pode traduzi-la com a escrita fria ou com a razão, para entendê-la é preciso morrer nesse mundo, perder os sentidos e acordar na praia renascido das águas do mar.

por Ricardo Draco

Nenhum comentário:

Postar um comentário